terça-feira, 12 de novembro de 2013

Entrevista

1° O que te inspirou a criar esses livros?

R: Eu sempre gostei de escrever e, desde pequeno, eu adoro esse universo dos super heróis que sempre foi tão explorado pelos quadrinhos e pelo cinema, mas pouco explorado pela literatura. Então resolvi embarcar nesse universo através dos livros.

2° Qual foi a maior dificuldade que teve para publicar o livro?

R: A primeira edição do livro foi muito difícil de publicar porque na época não existiam os serviços de publicação on line e nem sob demanda, iguais aos que existem hoje em dia (o que facilita muito a vida dos novos autores). Eu tinha apenas duas opções: a primeira seria enviar várias cópias do meu trabalho para muitas editoras (correndo o risco de nenhumaquerer publicar). A segunda seria acreditar no meu trabalho e pagar pela publicação do livro (o que seria caro, e eu não tinha recursos financeiros próprios para isso). Eu optei pela segunda e precisei fazer empréstimos para conseguir pagar a publicação. A tiragem da 1ª edição foi de mil exemplares. Foi muito difícil conseguir vender os livros, mas vendi o suficiente para quitar esses empréstimos ( bem menos de 50% do total dos exemplares). O restante dos livros foram doados. Alguns, para leitores que demonstraram interesse em ler o meu trabalho. Mas a maior porcentagem dos exemplares foi doada para uma instituição de caridade, que repassou parte dos mesmos para um projeto de incentivo à leitura na cidade de Rio Claro-SP.

3° Desde quando é fã de super-heróis?


R: Acho que desde que comecei a falar... (risos)

4° Quais os méritos que conquistou com os livros?

R: Hoje eu vejo que trabalhar com esse universo só me trouxe coisas positivas. Eu consegui muitos méritos pessoais através do meu trabalho de escritor, mas acredito que o maior deles foi o amadurecimento como ser humano. Meu início não foi fácil... Nas primeiras divulgações eu tive muitos problemas de não aceitação por parte de alguns, críticas e ofensas por parte de outros. Eu também cometi muitos erros e pratiquei estratégias de marketing erradas, além de algumas reações equivocadas que eu tive por causa do meu temperamento forte (que hoje eu aprendi a controlar diante de certas situações). Meus erros iniciais criaram alguns desafetos na internet. Eu passei por vários problemas por causa disso, problemas que fariam qualquer pessoa desistir do trabalho. Mas sou persistente e acredito no meu potencial, e, acima de tudo, sei que muitas pessoas gostam do que eu escrevo, e é para elas que eu escrevo.Não posso agradar a todos. Nem Cristo fez isso... Meu início complicado me tornou mais humilde, que também considero outro mérito conquistado, além de me tornar mais forte!

5° Você tem idéias para fazer novos livros?

R: Sim. Pretendo lançar um por semestre. Estou com muitas ideias!

6° Como se sente quando esta escrevendo?

R: Sinto um prazer muito maior do que quando estou lendo. Eu consigo entrar completamente no mundo da imaginação! É fantástico ter o destino dos personagens em minhas mãos... É algo totalmente mágico!


2 comentários:

  1. Oi Bruna.
    Adorei a entrevista. Foi bom conhecer um pouco mais sobre o autor dos livros do Rudamon, que apesar de ter algum contato conheço muito pouco. Ser escritor não é fácil, requer amor pelo que faz, e com certeza ele tem muito amor por isso.

    Beijos da Lua!
    www.tyciahadiresenhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Bruna, tudo bem? Te indiquei em uma tag, olha as regras aqui http://prateleiraderascunhos.blogspot.com.br/2014/01/tag-arco-iris.html. Quando fizer me manda o link para eu ver. Beijos *-*

    ResponderExcluir